quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Joss Stone: a voz branca da Soul Music (Primeiros álbuns)

Joscelyn Eve Stoker, (11 de abril de 1987, Dover, Kent, UK), mais conhecida por seu nome artístico, Joss Stone, é uma famosa cantora, compositora, produtora e, por vezes, atriz britânica, vencedora de vários BRIT Awards e de um Grammy.

Joss nasceu no Reino Unido e, desde cedo, apaixonou-se pela Soul Music, tendo como principal influência Aretha Franklin, a Rainha do Soul e artistas negros, como James Brown, Smokey Robinson, Stevie Wonder, e até mesmo Dusty Springfield.
Em 2001, então com 13 anos de idade, participou do programa de talentos "Star For A Night Jr.", sendo vencedora.

Em 2002, o produtor Steve Greenberg, executivo da S-Curve Records foi convidado a ouvir a voz da jovem cantora. Seguiu-se então, em 2003, a gravação do primeiro álbum de Joss: "The Soul Sessions", gravado entre fevereiro e maio de 2003 em Miami, FL. Ela tinha, então, de 15 para 16 anos. O álbum consiste em regravações de clássicos da Soul Music, tendo colaborações de Betty Wright e outros grandes nomes, como Benny Latimore (piano), Willie "Little Beaver" Hale (guitarra), Timmy Thomas (órgão), Cindy Blackman (bateria) e Ahmir "?uestlove" Thompson (bateria/produtor). O álbum alcançou, de cara, o Top 5 da parada britânica e Top 40 da Billboard 200 (EUA), tendo certificado triplo platina no Reino Unido.

Após a aclamada estreia, Stone lançou no ano seguinte, 2004, o álbum "Mind Body & Soul", seu primeiro de originais e canções próprias, provando ser um sucesso ainda maior que seu antecessor, já que estreou em primeiro lugar na parada de álbuns britânica (quebrando o recorde de cantora mais jovem a chegar ao topo da parada britânica, antes pertencente a Avril Lavigne). Neste álbum destacam-se singles como "You Had Me", "Right To Be Wrong", "Spoiled" e "Don't Cha Wanna Ride". Neste mesmo período, já muito aclamada nos EUA, gravou o DVD "Mind, Body & Soul Sessions", no Irving Plaza, em Nova York.
Em 2005 cantou ao lado de seus ídolos, Stevie Wonder e James Brown, assim como ao lado de John Legend, Rod Stewart, dentre outros, e fez uma performance no BRIT Awards de sua épica balada Soul "Right To Be Wrong".


Na premiação do Grammy, do mesmo ano, fez o épico dueto com a cantora Melissa Etheridge em tributo à Janis Joplin, o medley "Cry Baby/Piece Of My Heart", lançada como single graças à enorme quantidade de downloads digitais, alcançando #32 na Billboard Hot 100. Há pouco tempo o dueto foi escolhido como segunda das dez melhores performances do Grammy de todos os tempos.

Continua no próximo post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário