quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Joss Stone: a voz branca da Soul Music (Criação de sua própria gravadora, 5º álbum e momento presente)

Com o lançamento de "Colour Me Free!", Joss sai de sua gravadora, a multinacional EMI, e decide lançar seu próprio selo: a "Stone'd Records", pela qual lançaria seu quinto álbum de estúdio.

Em 2010 ela anuncia sua própria gravadora, e considera-se livre para fazer o tipo de música que bem entender, quando bem entender.

Além disso, paralelamente à carreira solo, além de trabalhos como atriz em filmes e séries, como "The Tudors", ela anuncia presença na super banda "SuperHeavy", formada por ela, Mick Jagger (Rolling Stones), Dave Stewart (co-fundador do Eurythmics), Damian Marley (rapper, filho de Bob Marley) e A. R. Rahman (compositor indiano, famoso pela trilha sonora do filme "Quem Quer Ser Um Milionário?"). A banda é experimental, e tem a fusão de vários estilos (como se pode ver pelos integrantes).

Em 2011 Joss é vítima de uma tentativa de sequestro e, possivelmente, morte, quando dois homens são pegos pela polícia britânica nas proximidades de sua propriedade em Devon, Reino Unido, com mapas aéreos da propriedade da cantora, além de cordas e instrumentos para o rapto e possível assassinato. Graças a seus vizinhos, a cantora, que não se encontrava em sua propriedade, é salva.
No início desse ano, Joss é convidada por um amigo para passar uma semana em sua casa, na Espanha. Ela viaja até lá em sua van (Janis) com seus cães (Dusty e Missy). Uma semana se transforma em 4 meses. Nesse período, Joss compôs a música "Boat Yard", que seria uma das novas músicas de seu próximo disco, e recebe uma ligação do amigo Dave Stewart, onde ele diz que está nos EUA e a convida para ir a Nashville, Tennessee, onde havia um estúdio e uma ótima banda, livres por apenas uma semana, para que compusessem algumas músicas juntos (já pelo fato do trabalho no SuperHeavy).
Joss viaja para Nashville, TN, e entra no Blackbird Studios, onde permanece o tempo todo ao lado da banda e do amigo Dave por seis dias. Foi esse o tempo que os dois levaram para compôr e gravar o 5º álbum de estúdio da cantora, entitulado "LP1".
A mudança na sonoridade de "LP1" é notória. Trabalhado quase que artesanalmente por uma banda do sul dos EUA, podemos perceber uma forte influência do rock sulista americano nas faixas do disco.

O álbum é lançado em 26 de Julho de 2011 pelo selo da cantora. Neste trabalho os destaques são vários, como a faixa que abre o disco, "Newborn", a balada funk n' soul, "Karma" (composta por Joss, Dave, Brad e Brett Warren e pela cantora Martina McBride), "Don't Start Lying To Me Now", "Last One To Know", a tranquila "Drive All Night", a energética "Somehow", a deliciosa composição totalmente acústica (voz e violão) "Landlord" e a antes mencionada "Boat Yard".

Em setembro, a banda SuperHeavy, lança seu álbum pela Universal Music.

Joss agora anunciou que está gravando o "The Soul Sessions 2", com todos que trabalharam no primeiro álbum, e já compôs o "LP2", novamente ao lado de Dave Stewart, em sua casa, em Devon.
A Stone'd Records, além de Joss, também será responsável pelo lançamento do disco da banda "Yes Sir Boss", uma das prediletas de Joss.
Em Setembro de 2011, Joss Stone foi convidada especial para o "Rock In Rio", declarando ser apaixonada pelo Brasil e por seu público.

Nada mal para a adolescente de Devon, que assistia ao comercial de um CD da Aretha Franklin, apaixonou-se pela Soul Music e provou que veio para ficar.

Discografia:
The Soul Sessions (2003)
Mind Body & Soul (2004)
Mind Body & Soul Sessions (DVD) (2004)
Introducing... Joss Stone (2007)
Colour Me Free! (2009)
LP1 (2011) 


Links:
http://www.jossstone.com/ (Site oficial)
http://www.stoned-records.com/ (Stone'd Records)
http://www.jossstonebrasil.com.br/br/ (Fã Site Brasileiro)
 

Um comentário: